terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DESRESPEITO, O MAL DA DÉCADA


Hoje eu fiquei realmente muito indignada, para não dizer que fiquei puta da vida. Eu saí com a minha mãe hoje, fomos distrair um pouco a mente e passear, na hora de voltar pegamos uma lotação que o destino final é perto de nossa casa. O motorista, para começar, estava encarregado de informar uma senhora, que estava com a filha, onde era o ponto para descer na Igreja Velha da Penha só que não avisou, e a mulher desceu um ponto depois ─ o que quer dizer que ela teve que andar, pelo menos, dez minutos debaixo de um sol forte para chegar onde queria. No mesmo ponto em que essa mulher desceu, subiu um casal de senhores idosos, uma mulher e um homem bem velhinhos, que passaram o bilhete porém, só rodaram a catraca porque iriam descer pela frente ─ direito deles ─ e se sentaram no banco reservado PARA ELES. O motorista não gostou e mandou que o casal se levantasse e passasse para trás, porque se entrasse uma mulher com criança ou grávida não poderia sentar. Mas, o banco reservado é para IDOSOS, MULHERES COM CRIANÇAS DE COLO, GRÁVIDAS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OBESOS.
Ora, se o banco é para idosos também, por que o casal não poderia ficar sentado ali? Eram obrigados a passar a catraca, sendo que o senhor não estava bem? O motorista foi reclamando até a Amador Bueno da Veiga, próximo ao Fórum Trabalhista, onde o casal ─ incomodado com a situação ─ resolveu descer para pegar outra lotação que estava lotada e o motorista apenas riu. Mas isso não foi a única coisa que me incomodou. Foi o descaso e falta de respeito, porque uma mulher (toda arrumada e "gostosa") que é amiga dele estava conversando com ele e pode passar o cartão, girar a catraca e descer pela frente, SEM NENHUM PITI POR PARTE DO MOTORISTA. Então eu me pergunto se esse motorista acha que não vai envelhecer. Será que ele não tem uma pessoa idosa que utiliza transporte público e NÃO PODE passar a catraca por N motivos? Me arrependo por não ter falado nada, de ter me calado na hora e deixado que essas pessoas ─ senhores e senhoras ─ que dependem de nós, jovens, para terem uma boa saúde, bom deslocamento, sofressem uma humilhação.
Todos vamos envelhecer um dia, e todos iremos precisar do transporta público um dia. Vamos respeitar esse direito que é meu, seu, e de todos. Porque esse tipo de coisa? Eu não quero que aconteça com a minha mãe, meu pai, meu avô, minhas tias... Com o vizinho ou um desconhecido. Porque esse motorista sem educação ou respeito, não vai sofrer uma única consequência por seu ato e amanhã pode humilhar você ou seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário